sexta-feira, 18 de julho de 2014

ESPECIAL: A TRILOGIA DA GAROTA COM TATUAGEM DE DRAGÃO


Stieg Larsson em uma Estocolmo sombria

Violento, anti-social e apaixonante construção de um jornalista investigativo e uma punk-rock

                                                                                     Guilherme de M. Corrêa


     A melhor trilogia de suspense que já li em minha vida! Brilhante, incrível, Stieg Larsson é um escritor, jornalista e dono da revista Millennium, que por coincidência é o nome dessa macabra e instigante trilogia chamada MILLENNIUM.
     É uma espécie de 007 só que mais realista, sem aquela ficção e aventura. É mais do que isso, é a história de Mikael Bomkvist sendo acusado de calúnia e difamação contra o economista Erik Wennerström, e fica afastado da empresa por um bom tempo.
    Misteriosamente é contratado para investigar um mistério na Industria Vanger, o desaparecimento da sobrinha do velho Henrik Vanger, Harriet Vanger. Desde do desaparecimento dela, quando tinha 16 anos, a polícia na época nunca a encontrou e o velho Henrik sempre procurou por ela, investigou mais do que a polícia e preparou o momento certo para chamar Mikael por sua capacidade investigativa bem reconhecida.
     Ir para a ilha das Empresas Vanger e conhecer a família macabra é entrar na teia do perigo que existem em o 1° volume de MILLENNIUM: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES, é arrepiante acada capítulo, a cada mistério descoberto. E nosso herói Mikael não está sozinho nessa, pois além da história dele, temos a nossa heroína ou "anti-heroína", a garota magrela, com um estilo punk-rock, que tem 24 anos e está sobre tutela por "comportamento perigoso", o mistério existem quando essa garota não é apenas um fracassada, ela é hacker de computador e uma das melhores investigadoras da empresa onde trabalha invisivelmente, Milton Security.
   Um dos casos que acaba investigando é a vida e até as partes íntimas de Mikael Bomkvist para a empresa, desde então sempre desconfiou que o caso Erik Wennerström armou para Mikael. E suas investigações continuaram em particular pelo fato de Mikael estar na ilha em Estocolmo, afastado, tentando desvendar os mistérios que envolvem as empresas Vanger e o sumiço de Harriet.
    A garota magrela e com estilo punk-rock, chama-se Lisbeth Salander, tem sua participação quando acaba criando uma certa invasão e Mikael acaba pedindo ajuda dela nas investigações por ele saber tudo que ela sabe dele, então não quer punição por ela ser hacker de computadores. O avanço com as investigações do caso da Harriet Vanger vão ficando cada vez mais perto do mistério e mais perigoso ainda perto do assassino, o que coloca em risco a vida de todos na ilha. É impressionante a revelações finais e te deixa com desejo...eu quero saber mais sobre Lisbeth Salander...quais são os segredos dela? Ela é do bem, do mal ou apenas uma vítima?

***********


   E assim você passa adquirir o 2° volume de MILLENNIUM - A MENINA QUE BRINCAVA COM O FOGO, passa um tempo que Lisbeth Salander some da vida de Mikael Bomkvist, até ela ser suspeita que um assassinato triplo, envolvendo amigos de Mikael e morte do tutor de Lis.
   O alvo que apontam à ela é que ela é suspeita, perigosa e Mikael fica sabendo e começa uma longa busca por descobrir os segredos e claro tenta prova a inocência de Lisbeth Salander, já que no caso de Harriet, ela salvou a vida dele.
  Nessa nova trama, os mistérios estão envolvidos com equações matemáticas quase impossíveis de encontrar o resultado, angustiante a cada capítulo, segredos que te deixam sem fôlego da incrível personalidade, habilidades de Lisbeth que o leitor ficará bobo de ler, quem gosta daquela pegada terror e suspense, esse é o livro certo.
    Uma história de justiça, uma trama que envolve ética e medicina, neste livro você acaba descobrindo o porque do subtítulo "A menina que brincava com o fogo", releva uma uma parte dos segredos do porque Lisbeth Salander é daquele jeito toda "justiceira". Mikael Bomkvist e suas incansáveis busca pela verdade, pela inocência que se envolve num mundo mais perigoso do que o crime jornalístico, o crime à sangue-frio.
     Reviravoltas com o livro anterior também terá e muito, o leitor ficará de cabelo em pé se não estiver com o último livro em mãos, quando estiver lendo a última página deste, pois a trama é tão tensa que você ficará preocupado com o que irá acontecer no final.
   Lisbeth Salander tem um ar de vilã, só que você acaba entendendo que ela é muito mais do que isso, chega a ser surpreendente os segredos da família envolvidos em uma máfia com a política da Suécia, Salander é com um réptil com aquela coloração sombria e apaixonante com sua bela tatuagem de dragão marcada em suas costas, um belíssimo dragão que chega a ser sombria em uma mulher pequena, magra que você piscar ela já escapou entre vão dos dedos da mão.


*************

      Embarcando no final da trilogia MILLENNIUM, neste é uma trama mais voltada para um tribunal da justiça para que trabalha na profissão de Direito, é perfeito a descrição, a trama, os personagens que se revelão, os segredos de Lisbeth que só ela tem o direito de contar para a justiça, pois antes sua incrível recuperação, pois é surpreendente a sobrevivência quase impossível.
   Mikael Bomkvist acaba tendo a ideia brilhante de ajudar a Lisbeth se livrar das acusações dos assassinatos triplos, ainda que ela está envolvida, só que o que ninguém sabe é que a luta que existe dentro dos segredos dela, é apenas o começo.
     É tão empolgante essa história no 3° volume com subtítulo muito bem colocado e com "chave-de-ouro", muito bem explicado o que é "A RAINHA DO CASTELO DO AR", Lisbeth é desse jeito porque sabia muitos segredos do pai maldoso que abusava dela, de uma irmã gêmea e da mãe, que ficou presa no hospital psiquiátrico por muito tempo injustamente por médicos amigos do pai dela, acusando à de louca e por ter queimado boa parte do corpo de pai com gasolina.
     Lisbeth ainda tem o muito a nos contar, é de tirar o fôlego, e nosso autor Stieg Larsson, tinha essa trilogia na gaveta, ele pretendia escrever até o 10° volume, pois só sobrou essa trilogia, antes de publicar, morreu no elevador de ataque fulminante, o mistério é que na verdade, isso é o que diz os jornais, só que na verdade, sua morte envolve a história e os segredos da suécia em sua trama psicológica escrita em sua trilogia MILLENNIUM. 
    Minha conclusão que tiro de todos esses livros é que aprendi muito sobre ética, muito de investigações criminais, jornalísticas e conheci um mundo mais perigoso do que nós podemos fazer quando estamos no meio de um tabuleiro, não se mexe com as peças do quebra-cabeça sem conhecer os inimigos. Me ensinou de que nem todo mundo é o que parece ser, não existem vilões e heróis. Existem os dois dentro de cada ser humano, ou seja, chego a conclusão de que as aparências não enganam.
   Não deve o leitor achar que são muito difíceis de ler, por terem tantas páginas, claro olhar e dizer que nunca vai conseguir ler tudo é a mais pura mentira, pois quando você se embarca na trama, você nem quer ver a hora de acabar e começar outro até o fim da trilogia. 
   E recomendo também que depois assistam os filmes dos livros, porém temos a trilogia original sueca que foi um grande sucesso nos cinemas e até hoje é uma grande referência de suspense, em comparação com os livros, há grandes semelhanças que iram agradar os leitores, MILLENNIUM 1 é bastante parecido com o livro, já o MILLENNIUM 2 não temos uma grande semelhança com o livro, pois segue com bastante suspense, termina igual o livro, para embarcar com o MILLENNIUM 3 que gostei bastante do enredo e conseguiu chegar perto do livro.
  E mais recente, em 2011, nosso diretor, mestre dos suspense, dos tempos modernos, David Fincher, resolveu fazer um remake do MILLENNIUM 1: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES, que levantou mais ainda o número de leitores, consegue uma trama mais divertida e misteriosa com muitos efeitos especias e uma trilha sonora arrepiante que te deixa perplexo a cada cena, só para constar o começo do filme tem um vídeo-clipe que explica a essência angustiante que existe nessa história, com a sombria música do "LED ZEPPELIN - IMMIGRANT SONG", regravada por TRENT REZNOR e ATTICUS ROSS que você fica arrepiado.
    É uma pena que até hoje, em pleno 2014, nunca saiu uma continuação até o fim da trilogia, espero que ainda tenha, pois os atores são ótimos e com certeza é surpreendente a direção de David Fincher, pois o trabalho dele é tão bem desenvolvido nas tramas quando se trata de adaptações.

LIVROS - TRILOGIA




PREÇO DE CADA LIVRO NA LIVRARIA SARAIVA:

MILLENNIUM 1 - OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES

R$ 20,50

Sinopse

Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium - da qual este romance, "Os Homens que não Amavam as Mulheres", é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia -onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série -, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas.
Um dos segredos de tanto sucesso é a forma original com que Larsson engendra a trama, conduzindo-a por variados aspectos da vida contemporânea: do universo muitas vezes corrupto do mercado financeiro à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinqüência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página.
"Os Homens que não Amavam as Mulheres" é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. 
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mas as inquirições de Mikael não são bem-vindas pela família Vanger. Muitos querem vê-lo pelas costas. Ou mesmo morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

522 PÁGINAS

MILLENNIUM 2 - A MENINA QUE BRINCAVA COM O FOGO

R$ 20,50

Sinopse

"Não há inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade", raciocina Lisbeth Salander, protagonista de "A Menina que Brincava com Fogo", de Stieg Larsson. O autor - um jornalista sueco especializado em desmascarar organizações de extrema direita em seu país - morreu sem presenciar o sucesso de sua premiada saga policial, que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo. 
Nada é o que parece ser nas histórias de Larsson. A própria Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo, que sabe atacar com precisão quando se vê acuada. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi mor-to a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados: um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes - um Colt 45 Magnum - não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis - e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados. 
"A Menina que Brincava com Fogo" segue as regras clássicas dos melhores thrillers, aplicando-as a elementos contemporâneos, como as novas tecnologias e os ícones da cultura pop. O resultado é um romance ao mesmo tempo movimentado e sangrento, intrigante e impossível de ser deixado de lado.

606 PÁGINAS

MILLENNIUM 3 - A RAINHA DO CASTELO DO AR

R$ 22,30

Sinopse

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo, a trilogia Millennium é uma das mais bem-sucedidas séries policiais dos últimos anos, e já conta com uma versão cinematográfica prevista para estrear no Brasil. Quer seja tratando da violência contra as mulheres, quer seja enfocando os crimes cometidos por magnatas ou pelo Estado, a saga cumpre sua principal missão: a de nos prender numa leitura envolvente, cheia de mistérios.
Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.
Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes. 
"A Rainha do Castelo de Ar" enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único na literatura policial contemporânea.

685 PÁGINAS

TRILOGIA MILLENNIUM - COMBO COM OS 3 LIVROS (EDIÇÃO ECONÔMICA)

R$ 61,80


IMAGENS DOS FILMES, A TRILOGIA SUECA (ORIGINAL)

MILLENNIUM 1:










































MILLENNIUM 2:






































MILLENNIUM 3:











MILLENNIUM 1 - OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (VERSÃO AMERICANA):




































































TRAILERS:






VIDEO-CLIPE DO COMEÇO DO MILLENNIUM - OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (VERSÃO AMERICANA) COM A MÚSICA "IMMIGRANT SONG":



Essa música tem tudo haver com o filme, vejam a tradução dela:

Immigrant Song (Canção Do Imigrante)

Aaaaah
Aaaaah

Nós viemos da terra
Do gelo e da neve
Do sol da meia-noite
Onde as fontes quentes explodem

O martelo dos deuses vai guiar
Nossos barcos para novas terras
Para combater a horda, cantar e chorar
Valhalla, eu estou indo

Avante nós vamos
Com remos surrando
Nosso único objetivo
Será a costa oeste

Aaaaah
Aaaaah

Nós viemos da terra
Do gelo e da neve
Do sol da meia-noite
Onde as fontes quentes explodem

Como são macios e tão verdes seus campos
Podem murmurar contos de matança
De como nós acalmamos as ondas da guerra
Nós somos seus comandantes

Avante nós vamos
Com remos surrando
Nosso único objetivo
Será a costa oeste

Então é melhor você parar
E reconstruir suas ruínas
Por paz e confiança pode-se ganhar o dia
Apesar de todas suas perdas

Uh, uh uh
Uh, uh uh
Uh, uh uh
Uh, uh uh

"Espero que possam ler esses livros, pois mudou muita coisa em minha perspectivas sobre o comportamento humano, sobre a nossa agilidade, sobre a nossa curiosidade de querer descobrir os segredos das pessoas, pois todo mundo tem segredos, há quem negue isso...e existem consequências por tudo que fazemos ou deixamos de fazer..."

                                                                                    
                                                                                                          Guilherme de Moraes Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário