segunda-feira, 13 de abril de 2015

Somos androides ou humanos?


Ficção-científica discute e deixa o leitor todo confuso e pensativo!

No romance de Philip K. Dick o foco é bem diferente no filme Blade Runner

                                                                                      Guilherme de M. Corrêa

       "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?", esse é o título do livro que inspirou o filme Blade Runner, repito apenas INSPIROU. Venho dizer que o livro foi mais ou menos como uma estreia na ficção-científica mais antiga...E nunca pensei que fosse tão bom assim, meio que me fez pensar em muitas coisas que Philip K. Dick escreveu em uma época em que a tecnologia ainda estava em fase de nascimento.
     E o futuro que Dick descreveu neste romance parece muito com o que estamos vivendo, a tecnologia dos celulares, as plataformas, os aplicativos e principalmente o ANDROID, é tão assustador, claro que o livro não tem uma data ou época certa, sabemos que é uma era totalmente avançada e bem próxima da nossa realidade, mas ainda assim é ficção-científica.
      Preciso explicar um pouco o que esse ficção-científica que fica complicado de entender aqui nesses argumentos. É a ciência do possível, ela pode concretizar-se ou não. A distopia é que "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" é que Rick Deckard é um caçador de recompensas, é policial do futuro que está destinado a caçar os últimos cinco androides que sobraram quando a Terra foi devastada e destruída quando as máquinas dominaram uma parte da humanidade, então androides estão vivendo entre os humanos, o problema é que o robô é tão parecido que nem nota-se a diferença, só possível fazendo um teste básico no suspeito. Não é fácil de identificar um androide.
       A trama é que Rick não tem uma vida lá muito boa, a mulher dele tem sonhos diferentes e a proposta de caçar os últimos 5 androides Nexus-5 vai mudar sua vida para sempre, porque equivale à 50 mil dólares por cada recompensa e o grande sonho dele é trocar sua ovelha elétrica por uma de verdade no mercado negro, as últimas espécies de animais de verdade que sobraram do mundo. O que faz o leitor durante a trama é que os personagens secundários, estranhos, androides que são tão iguais que faz toda uma certa confusão.
        A questão é filosofia, a distopia, a discussão toda gira entorno de comparações de humanos e androides, ovelhas de verdade e elétricas e vai criando suspense, medo e confundindo e fazendo leitor cada vez mais questionar o poder das máquinas sobre a humanidade, não é o filme de ação que foi adaptado para o cinema com título de "Blade Runner: O Caçador de Recompensas", é um pouco parecido, só que o livro é bem melhor, para quem quiser chegar nos verdadeiros motivos de entender a realidade por dentro de uma ficção-científica criada por Philip K. Dick. Recomendo para filósofos iniciantes, estudantes e profissionais de área de comunicação social.
          O livro não vai deixar respostas, conclusão é bem distópico, assustador, apresenta argumentos para que tire suas próprias conclusões, Rick é humano ou um androide? Só que isto não é o foco, acredito que é mais do que isso, basta ler para crer o que existe de mais sombrio na humanidade em questão o que há de mais humano em máquinas.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O LIVRO E FILME:

LIVRO

ANDROIDES SONHAM COM OVELHAS ELÉTRICAS?

PREÇO NA LIVRARIA CULTURA:

R$ 39,90

SINOPSE:

Rick Deckard é um caçador de recompensas. ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da terra, permanecendo numa san francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. na tentativa de trazer algum alento e sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro; um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick - perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava. em 'androides sonham com ovelhas elétricas?' Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.

DETALHES DO PRODUTO:

Origem: NACIONAL
Editora: EDITORA ALEPH
Idioma: PORTUGUÊS
Edição: 1
Ano: 2014
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788576571605
ISBN: 8576571609
Encadernação: BROCHURA
Altura: 14,00 cm
Largura: 21,00 cm
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 272





FILME

BLADE RUNNER: O CAÇADOR DE ANDROIDES

PREÇO NA LIVRARIA CULTURA:

BLU-RAY

R$ 39,90









































ESTE LIVRO...ME DEU MUITA BASE DE CONHECIMENTO...ME FEZ ENTENDER MUITA COISA QUE É DISCUTIDA EM VÁRIOS ASPECTOS QUE ESTAMOS PASSANDO OU QUE IREMOS PASSAR...

FICÇÃO-CIENTÍFICA É A CHAVE PARA UM UNIVERSO PARALELO AO NOSSO PARA ENTENDER O HOMEM-MÁQUINA E A MÁQUINA-HOMEM...

EM BREVE MAIS SOBRE ESSE UNIVERSO...

CONDENADOS POR LIVROS SEMPRE TRAZENDO O MELHOR DA LITERATURA CULT!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário