quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ESPECIAL CLÁSSICO: PERSUASÃO


Uma escritora à frente do seu tempo com uma escrita polêmica

Jane Austen construiu um último romance trazendo os conflitos de Anne Eliott 
                                                      
                                                                             Guilherme de Moraes Corrêa

   Quando ouvi falar desse livro, foi através de outro, na verdade me interessou muito de tanto que é comentado no segundo volume da trilogia de Madison Spencer, em suas aventuras pós-morte no Inferno, nada mais do que Chuck Palahnniuk, ele comenta muito no Maldita (Dommed).
    É o livro que a Madison ganha da avó, aos 12 anos e Persuasão é único livro que ela gostava muito de ler quando estava viva. Após o término desse livro procurei por PERSUASÃO de Jane Austen para entender um pouco mais do porque de ser considerado um clássico e porque a heroína Anne ser uma das mais calmas.
   E descobri através da editora MARTIN CLARET, uma edição bem bonita, com uma capa azul claro, estilo bebê com desenhos sombreados de folhas e flores em um tom dourado e o título em preto com letreiro de caneta à pena que eu achei bem bonito por tratar-se de clássico e comecei a ler com muita curiosidade.
    Me lembrou um pouco de Machado de Assis, Eça de Queiroz, os clássicos da Literatura Brasileira e Portuguesa, nos tempos de Ensino Médio, graças à minha professora de Português que me ensinou tanta coisa boa que os livros de hoje, ficção-científica, romances de diversos temas e conteúdos tão profundos faz todo o sentido quando li este livro da Jane Austen.
   Anne Eliott, a heroína de "Persuasão", talvez seja a mais simples e com aquele sentimento constante de não poder viver a vida à sua escolha, a época se passa na Monarquia, no período Napoleônico, 1800, então tem aquele cenário de época muito bonito. Os vestidos, as mulheres, a monarquia, os homens no poder... E tem a Anne uma mulher a frente do seu tempo (pode ser um alter-ego da Austen), ela escreve de uma maneira sofisticada, moderna, polêmica, um William Shakespeare feminino, como é comparada.
   A velocidade da história é muito bem desenvolvida poeticamente, surpresas, ela invade o pensamentos de cada personagem, acontece coisas inesperadas, tem muitas reviravoltas, muitas surpresas. Austen coloca a sua heroína numa posição até desconfortável, não porque ela não é importante na história, ela é a mais quieta da família, tem um pensamento além do padrão das mulheres daquela época e não poder seguir a sua originalidade.
    Ela é impedida de apaixonar-se por Frederick, por não ser o homem adequado em termos financeiros, porque ela é de uma família rica, então é persuadida a viver no silêncio e no conformismo do que lhe convém para a família. Só que as coisas ficam mais desconfortáveis ainda, porque na família, o homem da sua vida passa a gostar e viver com outra mulher e tem até noivado e ela sempre está por perto. A troca de olhares, pensamentos, dor, persuasão em maior questão do romance todo. E um desfecho maravilhoso, na verdade existem dois finais, o original e o alternativo que depois Jane Austen acrescentou, por não sentir-se bem com aquele final original.
     Anne Eliott ficou para sempre em minha memória, ela é o tipo de mulher que gosta de ler, escrever, discute assuntos que tenha um certo conteúdo e quer assuntos envolventes da filosofia e da boa poesia, coisas que na época não era muito bem-vindo, por isso a frente do seu tempo e Frederick é igual nos assuntos e sentimentos, só que a posição de classes atrapalha o relacionamento.
       Procurem ler, conhecer outros romances da Jane Austen, eu mesmo vou procurar ler outros livros dela, ela tem uma originalidade nas palavras que você nem vê a hora passar de tão gostoso que é ler, não faz o tipo enjoativo, vale a pena.

VEJAM ALGUMAS FOTOS E O MEUS SENTIMENTOS NO COMEÇO E NO FINAL:






NO INÍCIO DA LEITURA:

Um livro que veio de indicação de @chuckpalahniuk, Persuasão (Persuacion) citado no Maldita Vol. 2 da saga de Madison Spencer, sim, eu me interessei, logo vou começar à ler... #martinclareteditora #janeausten #Persuasão #persuasion #ClássicoInglês #Vintage #BookRetrô

APÓS TERMINAR:

E terminei "Persuasão" de Jane Austen, confesso que estou encantado com escrita dela, uma mulher à frente do seu tempo...que referência legal do @chuckpalahniuk para o livro Maldita (Dommed)...
"Se naquele tempo eu havia errado ao ceder à persuasão, lembre-se de que era uma persuasão exercida em nome da segurança, não do risco".
#persuasão #janeausten #romance #adorei

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO TEXTO DA INDICAÇÃO, EM BREVE TEM MAIS...

VAI SER BEM ESPECIAL...

É UM FICÇÃO-CIENTÍFICA BEM BONITO QUE VAI ENVOLVER OUTRAS COISA QUE TEM MUITO HAVER...E VOCÊS VÃO ADORAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário