O que seria da 2ª Guerra Mundial vencida pelo eixo - Alemanha, Japão e Itália?
Philip K. Dick nos leva para uma realidade alternativa, onde a nossa é a ficção-científica
Guilherme de Moraes Corrêa
E este é o meu 3ª leitura de uma obra do Philip K. Dick e mais uma vez não me decepcionou com o tamanho da criatividade de desconstruir a ideia de passado, presente e futuro. Imagine uma realidade onde o continente africano foi praticamente aniquilado e os negros escravizados? Os judeus também se encontram seriamente ameaçados de extermínio? Não tem como acreditar.
Dick vai te mostrar que é possível te levar para essa realidade alternativa que vai te fazer acreditar nessa possibilidade, vai te confundir literalmente no começo e vai acreditar que a nossa realidade não passa de um sonho - uma ficção.
O blog 'Condenados Por Livros', literalmente devorou do começo ao fim da trama contada em 'O Homem do Castelo Alto', a ideia é que não parece ficção-científica, parece mais uma distopia, igual aconteceu na leitura de 'Um Reflexo na Escuridão', tem uma mesma dinâmica.
E o mais incrível é parece uma aula de história/sociologia reversa que nos leva a crer que talvez o mundo que vivemos seja uma grande farsa e que estamos perdidos em uma multiplicação da realidade e levará qualquer futuro leitor a ter certos medos.
"O Homem do Castelo Alto", se passa no início da década de 1960. E como foi argumentado acima, a realidade é bem distorcida da que nós conhecemos, a América desfigurada, temos personagens bem construídos que estão ligados pelo mesmo milenar chinês, o I Ching: um judeu que tenta esconder sua origem; um antiquário que busca aceitação social; um burocrata que se envolve numa intriga política; uma mulher que vislumbra um mundo diferente ao ler um livro clandestino [O Gafanhoto Torna-se Pesado] sobre um universo alternativo, no qual os norte-americanos e seus aliados teriam vencido a guerra (a realidade que conhecemos e acreditamos).
Embora diante dos personagens serem homens e uma única mulher em um plano principal, o que o Dick disse na época que nunca gostou de desenvolver personagens femininas porquê não consegue compreendê-las, quando tratamos do assunto do machismo e feminismo, ele nunca abriu as mãos para trazer elas, pois talvez a mulher que ele descreve em 'O Homem do Castelo Alto', chamada Juliana que absorveu a ideia do [O Gafanhoto Torna-se Pesado], seja uma interpretação da irmã gêmea dele que morreu quando nasceu e viveu uma vida conturbada com a presença dela, mesmo não existindo, apenas como irmã imaginária.
E o personagem mais bem descrito seja o judeu que esconde a própria identidade, que modificou até o seu estilo de vida, um 'japonês falso', um cirurgia no nariz. Ele talvez seja o mais interessante por conta da visão dele sobre o mundo, Philip consegue trazer e transformar aquela ficção na 'verdadeira realidade' e nós começamos acreditar ou questionar: Será que todos somos loucos ou estamos finalmente deixando de ser loucos?
É uma leitura que vale a pena ser conhecida pela maioria dos historiadores, sociologistas, estudantes e aqueles que ainda acreditam que exista uma parte da 2ª Guerra Mundial que nunca foi contada para a sociedade e aqueles que questionam o que é realidade afinal? E alguns objetos são apenas objetos e outros objetos são raridade porquê de alguma forma tem historicidade, ou seja, certos artefatos foram usados por figurantes da época, mas que garante isto? A história ou as pessoas acreditam que aquele garfo foi usado por Adolf Hitler? Descubra o que existe por trás de 'O Homem do Castelo Alto', afinal porquê esse título tão bizarro? O desfecho: impressionante!
VEJA AS FOTOS e SAIBA ONDE ADQUIRIR O SEU EXEMPLAR:
E já vamos começar 'O Homem do Castelo Alto' do Philip K. Dick, vamos ser louco e psicodélico com esse grande autor novamente?!
Afinal o que é a realidade?
Eu, a Koda, 'O Homem do Castelo Alto' e o frio da noite... depois de um dia inteiro de postagem no blog...que venha os frutos do meu trabalho...
'Gostaria de estar lá, pensou. Talvez algum dia tenha dinheiro suficiente para viajar à Europa e ver tudo o que está sendo feito. É uma pena perder isso, ficar ilhado aqui na Costa Oeste, onde nunca acontece nada. A História nos ultrapassa.' - O Homem do Castelo
Sobre estar amando e devorando essa leitura incrível, @editoraaleph, Philip K. Dick me surpreendendo sempre, valeu a dica @evitkauskas, @lucyfracchetta e @lcsalves
😱 👽 🚀 👮 🏰 💎
'Tudo arruinado, pensou o sr. Tagomi. Minha oportunidade de atingir o nirvana. Ela se foi. Interrompida por esse ianque neandertal bárbaro branco. Aquele subumano pensou que eu tivesse brincando com um jogo infantil.' - Trecho de "O Homem do Castelo" de Philip K. Dick
Eu praticamente engoli esse livro em poucos dias, já finalizado... só digo uma coisa: "PER-FEI-ÇÃO"
PREÇO NA LIVRARIA CULTURA:
R$ 30,00
SINOPSE:
Época - início de década de 1960. Negros são escravos. Judeus - os poucos que ainda existem - se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados. A África é um continente morto. Os Estados Unidos praticamente não existem mais. O mundo vive sob o domínio da Alemanha e do Japão. Que ninguém se espante com esse panorama - afinal, os nazistas ganharam a Segunda Guerra Mundial. Em 'O homem do castelo alto', Dick oferece uma visão assustadora da história e levanta a grande questão; 'O que é a realidade, afinal?'
DETALHES DO PRODUTO:
Origem: NACIONAL
Editora: EDITORA ALEPH
Edição: 3
Assunto: Literatura Internacional - Ficção Cientifica
Idioma: PORTUGUÊS
Ano: 2006
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788576570769
ISBN: 8576570769
Encadernação: BROCHURA
Altura: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Peso: 0,38 kg
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 304
E aqui foi mais uma crítica exclusiva, corra logo na livraria mais próxima, não há de que não gostar desse livro e não esqueçam... Em breve, teremos mais uma exclusiva, desse existem regras sobre não falar sobre ele...NÃO TIREM O OLHO DAQUI!!!
Abraços, obrigado por estarem sempre lendo aqui...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário