Depois de muito tempo fora de catálogo no Brasil, Darkside Books trouxe um clássico!
Considerado o auge da 'cultura pop' na época, foi o primeiro filme do David Bowie
Guilherme de Moraes Corrêa
Visualmente exótico e internamente brilhante a edição de capa dura que a Darkside Books para a Terra, ele caiu em boas mãos por nós humanos, estou falando de David Bowie, o exótico homem que caiu na Terra em 1947 e nos deixou, infelizmente, em 10 de Janeiro de 2016. E agora só fica em nossas memórias, objetos e nas músicas inesquecíveis que revolucionou o conceito de cultura pop.
E Agosto/Setembro, a Darkside Books que vem fazendo muito sucesso com os livros de capa dura, clássicas para nova geração e para aqueles fãs de terror, cinema e artistas como David Bowie, tive a oportunidade de receber de presente de aniversário, aliás estou muito grato pelo carinho, amizade, a pessoa que eu poderia ter como amiga é a Camila Bernardi.
E foi emocionante ter esse livro de outro mundo em mãos que chegou do correio, uma surpresa e tanto, literalmente caiu da Terra aqui na minha casa. "O Homem que Caiu na Terra" de Walter Tevis foi publicado pela primeira vez em 1963, depois em uma reedição em 1991 e desapareceu das livrarias por muito tempo, só agora em uma edição de luxo, o tão esperado livro que inspirou a adaptação do filme cult de Nicolas Roeg que também está fora catálogo faz muito tempo, só agora está voltando nas prateleiras.
O engraçado é que eu também consegui um exemplar do DVD, uma versão remasterizada do filme, então foi muito bom ler primeiro o livro e depois conferir o filme. E foi uma experiência quase sem palavras para explicar tanta coisa psicodélica, científica e bizarra.
A Darkside Books soube dar um capricho no acabamento de outro mundo que a borda das páginas é da cor laranja para combinar com os detalhes do triângulos estranhos da capa, que aliás gosto muito dessa ideia de triângulos como mensagens subliminares: o triângulo com a ponta pra cima significa o órgão masculino e o triângulo com a ponta para baixo, invertido é órgão feminino.
E o livro fala justamente de um ser alienígena que o leitor a oportunidade de observações nos traços masculinos e femininos dos outros personagens que convivem com o Thomas Jerome Newton/Rumplestiltskin e sua estranha missão sobre resgatar sua família que está em seu planeta x/Marte? E de roubar toda a nossa água, que o motivo também fica desconhecido.
A trama é muito interessante que T. J. Newton começa muito alienígena, focado em sua missão e vai tornando-se bastante humano e alienado pela televisão e vai adquirindo comportamentos humanos, porquê sente-se atraído por nós e a missão começa a perder o sentido. E o futuro leitor vai sentindo-se confuso porquê Newton não consegue mostrar a sua verdadeira fase alienígena quando tenta tirar o disfarce, a gente viu que ele é mesmo de outro planeta, mas desconfiamos que seja apenas um delírio e de que ele gostaria de ser alienígena.
O desfecho incrível, cheio de referências a Ícaro, a própria lenda em uma versão da cultura pop, um livro recomendado para fãs do David Bowie, cinema, ficção-científica e claro para aqueles que sempre assistiram ao clássico de Nicolas Roeg que é uma adaptação.
Nicolas Roeg fez uma adaptação até interessante do livro, mas o filme tem uma trama mais audiovisual, fotografia, figurino e T.J. Newton é mais misterioso na interpretação de David Bowie, a escolha foi perfeita, mas trouxe ao telespectador desconfiança de que ele era um louco ao invés de um alienígena. E é daí que vem toda a inspiração de moda, comportamento, música, rock, pop-rock, a revolução de David Bowie ser o esquisitão que atraiu muita gente e atrai muito ainda essa nova geração. O filme não revela muito os conceitos científicos, o livro chega a ser mais interessante, por conta da trama ser mais específico.
Recomendo a leitura e o filme também, desvende o mistério "O Homem que Caiu na Terra" e questione o sexo masculino/feminino ou até mesmo a androginia de T. J. Newton e traga para a nossa realidade, a estética do corpo masculino e feminino pouco importa em um mundo tão diversificado sobre sentimentos humanos que as vezes é ocultados pelo preconceito e estrutura que a sociedade nos propõe.
VEJA AS FOTOS DO LIVRO, DO FILME E VEJA ONDE ADQUIRIR SEU EXEMPLAR DE OUTRO MUNDO:
E aí chega um pacote misterioso do @submarino em nome da @milawithcats para a pessoa que vai completar 25 anos de idade sábado...e gente estou muito emocionado com essa pessoa tão especial, que me viu do jeito que sou de verdade e ainda sabe do meu gosto peculiar por coisas exóticas...
E ver que nem tudo que passou, ficou para trás, tenho muito respeito, amor, amizade e carinho por ela, Camila não sabe o quanto eu te admiro pra caramba, obrigado por ter deixado cair uma estrela laranja que já foi embora de onde ele veio, a Terra já foi melhor com ele... Bowie, Forever ❤ 👽 🚀 💣 😱 😘
'O Universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente' - Carl Sagan
O que mais poderia ter caído na Terra, ganhei de Niver da @milawithcats o livro mais exótico da @darksidebooks, 'O Homem Que Caiu na Terra' de Walter Tevis... é muito amor... ❤ 😘 😱 👽 🚀 💣 😈 💀
Literalmente apaixonado por essa edição de outro mundo, tô até laranja neon agora...e esse marcador triangular @darksidebooks @milawithcats @davidbowie
Após o término de 'Pedra No Céu' da @editoraaleph, em breve crítica no blog...
E já vou começar o próximo livro, dessa vez presente da @milawithcats, 'O Homem Que Caiu na Terra' da @darksidebooks e também já adquiri o filme em DVD que foi presente da Vovó...😱 👽 🚀 💣 ❤ 😘
O medo e a curiosidade caminham juntos nessa jornada de uma leitura de outro mundo...@darksidebooks está me deixando confuso e incomodado com o comportamento de Thomas Jerome Newton... 😱 💀 👽 🚀 💣 😈
Thomas J. Newton: 'Você percebe que não irão apenas destruir a sua civilização como ela é hoje e matar a maior parte da sua população, mas que também envenenarão os peixes em seus rios, os esquilos em suas árvores, os bandos de pássaros, o solo e a água? Às vezes, vocês nos parecem macacos soltos em um museu, correndo com facas, rasgando os quadros e quebrando as estátuas com martelos.' @darksidebooks @danielrockenbach @davidbowie
E aqui termina mais uma leitura abstrata, empolgante, esquisita... T. J. Newton é como um Ícaro moderno e alienígena que vai deixar muitas saudades... 💀 😱 💣 🚀 ❤ 🎶 @davidbowie @darksidebooks
PREÇO NA LIVRARIA CULTURA:
R$ 49,90
SINOPSE:
"O Homem que Caiu na Terra" tornou-se um verdadeiro clássico da literatura e uma das mais refinadas, sutis e delicadas ficções científicas já escritas. Publicado originalmente em 1963, ganhou reconhecimento em todo o planeta com a adaptação para o cinema dirigida por Nicolas Roeg em 1976. O filme também marcou a estreia de David Bowie no cinema encarnando o protagonista alienígena - para quem o papel parece ter sido especialmente pensado (o que não foi o caso) - um ser andrógino, impúbere, alto para os padrões terráqueos, delicado, magro, polido e que tenta se adaptar à vida terrestre para sobreviver entre os humanos. Thomas Jerome Newton veio de Anthea para a Terra em uma missão desesperada para salvar os poucos habitantes que ficaram em seu longínquo e desconhecido planeta. Para isso, precisa construir aqui uma nave que possa trazer os trezentos de sua espécie que ainda vivem lá, onde a água acabou e os recursos são cada vez mais escassos. Com conhecimento e inteligência muito superior aos humanos, Newton logo se torna um empresário bem-sucedido do ramo de patentes tecnológicas e descobre também a solidão, o desespero e o álcool - criando uma delicada parábola sobre as mudanças que estavam ocorrendo entre os anos 1950, com o início da Guerra Fria.
DETALHES DO PRODUTO:
Origem: NACIONAL
Editora: DARKSIDE BOOKS
Edição: 1
Ano: 2016
Assunto: Literatura Internacional - Ficção-Cientifica
Idioma: PORTUGUÊS
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788594540058
ISBN: 8594540051
Encadernação: CAPA DURA
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Comprimento: 1,00 cm
Peso: 0,28 kg
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 224
PREÇO DO DVD NA LIVRARIA CULTURA:
R$ 19,90 (Conjunto Nacional)
E aqui foi mais uma crítica INCRÍVEL, que eu adorei poder escrever sobre o livro, sobre o filme que serviu de adaptação... E realmente... O mundo já foi melhor com o nosso querido DAVID BOWIE... vou ter ele para sempre na minha vida...e na vida de todos que amam!!!
E outubro chegou... MÊS do HALLOWEEN...e tem crítica de livro temático...daqui à pouco aqui no CONDENADOS POR LIVROS...para vocês curtirem até dia 31 de OUTUBRO...com muuuuuuuuuuuuuito sangue...adivinhem?
Só ficar de olho...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário