quinta-feira, 18 de junho de 2015

RESENHA CRÍTICA: Um robozinho Asimov...


"Eu, Robô" de Isaac Asimov é repleto de "psicologia robocista"

Conjunto de histórias problemáticas entre humanos e robôs que nos leva ao medo do futuro!

                                                                                    Guilherme de M. Corrêa

   Se você assistiu o filme que tem o Will Smith com o mesmo título: EU, ROBÔ, já pode esquecer daquele filme de ação, porque no caso é só um filme baseado no livro de Isaac. O livro é totalmente diferente e até você ficar convencido de que o filme no caso, não é muito bom.
  O livro é um conjunto de história interligadas, na verdade contos que discutem a ideia do que é um ROBÔ e o que um SER HUMANO. Dentre estas histórias você terá medo, afeto e vai ficar questionando qual é o nosso problema com a criação de um outro nós capaz de ser melhor e decente que a raça humana? Será, possível?!
  O primeiro conto, intitulado "ROBBIE", já deixa bem claro que as crianças são capazes de adquirir uma paixão doentia pela máquina que no caso é um "babá robô" que também é totalmente apaixonada pela garotinha da família, cuja mãe tem medo da tal babá que coloca em jogo o comportamento da menina.
   Colocando isso em nossa realidade, o robô nesse caso é o celular, o computador ou qualquer melhor avenço da tecnologia que nós somos capazes de criar um afeto e nunca mais querer algo para substituir! Por exemplo, você depende do seu celular de última geração para tudo, contatos, pessoas, redes sociais e até como nossa segurança, suponha que você por descuido esqueceu o celular em casa um dia, como você ficaria?
   Louco da vida não é mesmo? Vai sentir falta daquele afeto, segurança e para fazer coisas que você não consegue sem aquele objeto, é mais ou menos isso que acontece no conto, a mãe substitui o "ROBBIE" por um cachorro e a menina fica mal e só pensa na máquina!
  Já os outro contos são outros personagens, outros robôs mais modernos e até datados de diferentes épocas e cria um conceito de "AS TRÊS LEIS DA ROBÓTICA", que nada mais é do que você aplicar como os termos das três personalidade de FREUD: O nosso ID, EGO e SUPEREGO. Mostra consequências do desejo pela máquina e tem uma personagem que liga todas as histórias, ela é apenas uma personagem que participa de algumas histórias ou é só mencionada em algumas, até porque ela é a DRA. SUSAN CALVIN, psicóloga robocista da U.S. Robots and Mechanical Men, Inc.
  Algumas histórias que envolvem justiça, leis, crime que achei até bem específicas para psicólogos, detetives, políticos que deveriam ler não só porque é um livro de ficção-científica, é um livro urgente, um livro de muitos estudos que levam ao pensamento sobre vários assuntos humanos, sociais e políticos tantos da nosso passado, o presente e até um relato de argumentos de possíveis futuros!
 Acredito que já deu para perceber que não dá para acreditar que o filme "EU, ROBÔ" é completamente diferente e até clichê demais por ser apenas assustador e muita aventura de um herói que nem está na história do livro, o personagem de Will Smith. Então, o meu conselho é você tirar esse filme da mente e seguir com a originalidade sombria e até gostoso de desvendar os mistérios que existem no verdadeiro "EU, ROBÔ" que com certeza você irá gostar até mais que o filme.
  Nunca tinha lido Isaac Asimov, este foi meu primeiro, quero conhecer outras obras dele, claro publicado pela própria editora Aleph, tem muitos romances e aventuras com trilogias  que vai levar ao mais profundo conceito do que é um ROBÔ e o que é um CÉREBRO POSITRÔNICO, claro me deu até medo de ler, é tão psicológico e possível as ideias imaginadas por Asimov que fazem todo o sentido, não é aquele imaginado distante e fantasioso, é um conceito realista e sombrio que deixa o leitor frustrado até a última página de "EU, ROBÔ". 

VEJA IMAGENS, CONHEÇA MAIS E SAIBA ONDE COMPRAR:





PREÇO NA LIVRARIA CULTURA:

R$ 39,90

SINOPSE:

'Eu, robô' reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres 'Três Leis da Robótica' - os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.

DETALHES DO PRODUTO:

Origem: NACIONAL
Editora: EDITORA ALEPH
Idioma: PORTUGUÊS
Edição: 1
Ano: 2014
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788576572008
ISBN: 8576572001
Encadernação: BROCHURA
Altura: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Comprimento: 1,70 cm
Peso: 00,38 kg
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 320


CONHEÇA UM POUCO MAIS QUEM É ISAAC ASIMOV e SUAS OBRAR "ROBÓTICAS" dando um link:


Bom, espero que tenham gostado, em breve mais FICÇÃO-CIENTÍFICA ou FC, para você ficar ligado no melhor que existe nessa condenação por livros...

FIQUEM DE OLHO...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário