quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Crítica Especial: Tudo que STAR WARS já passou e você não sabia!


Conhecendo mais por dentro da trilha-sonora de John Williams na visão de Chris Taylor

Livro teórico é lançado pela Ed. Aleph para fãs e iniciantes de STAR WARS

                                                                                            Guilherme de Moraes Corrêa

  A Editora Aleph sempre lança uns títulos mais teóricos, além de romances e autobiografia. O que eu já vou avisando, nunca fui muito fã de livros teóricos sobre produção, algo mais complexo e bastante complicado de entender. 
   E confesso depois que li "Alfred Hichcock e os Bastidores de Psicose" (Lançado pela Ed. Intrínseca, do autor Stephen Rebello), o livro que inspirou o filme Hichcock estrelado do Anthony Holpkins a minha opinião mudou muito em relação a recusar livros teóricos.
     E uma oportunidade de descobrir as coisas por outro ângulo, segredos e até ensina um pouco sobre criatividade para quem sonha ser cineasta e não é muito diferente para quem é amante de cinema, o que eu pude perceber é de onde vem tanta fama por determinado filme que virou lenda.
     E com a volta de STAR WARS, no final de 2014 e 2015 inteiro foi um alvoroço, achei até bizarro demais por ser tão famoso, desculpe, mas eu vou explicar melhor. Certo, bom eu já disse por aqui em algum texto nesse blog que eu era um "Jedi" iniciante na parada, mas não desconhecia totalmente a saga, eu só tinha 6 anos de idade e não entendia muito STAR WARS. Peguei a época do Episódio I, II e III que na época achava divertido aquele filme esquisito de ação e batalhas com sabre de luz.
   Pois também não era muito fã porque não entendia toda a "filosofia que está saga carrega" e também não sabia que existia uma trilogia clássica com os episódios IV, V e VI, mas até que o tempo passou, STAR WARS teve alguns momentos pela história, mas "dormindo", até o final de 2014 houve uma notícia de que STAR WARS iria voltar.
  Após o anúncio de que George Lucas vendeu a LucasFilm para a Disney e assim foi a transformação e as revelações de um certo "Episódio VII: O Despertar da Força", momentos até então tive a oportunidade de conhecer aos poucos sobre STAR WARS em episódios I, II, III, IV, V, VI, além de conteúdos literários, não exatamente nessa ondem, por ordem de lançamento, fui sendo influenciado por quem já conhecia desde a época em que foi lançada.
     E pude entender o sucesso, a filosofia, toda a trama para chegarmos nesse futuro que está cada vez mais misterioso, temos um novo filme aí que é uma saga que vai ser chamada de "ANTOLOGIA STAR WARS", com a "ROGUE ONE" em 16 de Dezembro de 2016 que se passa entre os episódios III e IV.
     E na Comic-con tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre um autor/editor e jornalista americano aclamado pela crítica para o relançamento de sua pesquisa, na obra mais badalada da galáxia: "Como STAR WARS Conquistou o Universo: O Passado, o presente e o Futuro da saga Multibilionária" que a Editora Aleph lançou com tradução brasileira pela primeira vez no Brasil com acréscimo de capítulos extras sobre o futuro que está apenas começando.
     E o que começar a escrever sobre essa obra que eu devorei cada detalhe, cada capítulo diferente, numa escrita divertida no estilo 1ª pessoa, no caso Chris Taylor conseguiu fazer aquele "ar técnico" ser mais interessante e menos chato, porque livros nesse caso são difíceis das pessoas entrarem na leitura.
   Recomendo para estudantes de comunicação, formados, mestres, amantes de STAR WARS, cinema, para curiosos que gostam de querer ver o que vem por traz daquela frase ou cena, é divertido e muito bem planejado a pesquisa que ela segue uma boa ordem cronológica de detalhes de um maneira sofisticada e uma linguagem acessível para termos fácil entendimento.
     O que eu mais gostei nessa obra é a técnica para entender a história em todos os ângulos desde as histórias mais técnicas sobre produção até os mais próximos que é o público fã com suas histórias fanáticas e bizarras que com certeza nos fazem entender o porque faz tanto sucesso.
    O marketing de tudo, as ideias, os fracassos e sucessos que STAR WARS teve durante um bom tempo, interessante é que o autor consegue atrair o leitor que é fã por ser na ordem de lançamento a história da produção, da maneira que todos deveriam seguir: episódios IV, V, VI, 1, II e III. E que faz você entender porquê todos deveriam assistir nessa ordem.
     Essa leitura nos prova o quanto um sucesso deve começar do zero, um homem, uma lenda que se entregou e sofreu muito para alcançar e entregar STAR WARS para a nova geração, sempre na consulta para ver que o "Sr. Jedi" está de acordo é muito magnífico e um dos capítulos mais legais dessa história é "Como ser um Jedi" e "Sendo Bobba Fitt". Como ser um Jedi ele vai o magnífico entendimento da vida, da aventura da essência e fonte de inspiração em Flash Gordon, 2001: Uma Odisseia no Espaço e o conteúdo da obra de Joseph Campbell sobre a teoria da "A Jornada do Herói" que inclusive é surpreendente.
      Já o "Sendo Bobba Fitt", é um capítulo muito íntimo e sincero de Chris Taylor sendo um cosplay do Bobba Fitt em um evento Beneficente na época que inclusive é bem detalhado o seu sentimento dentro daquela roupa quente, apertada e de um personagem que aparece e morre de maneira muito tosca na saga e é ao mesmo tempo o mais sombrio. Então dentro desse paradoxo, o leitor que faz cosplay de algum personagem de STAR WARS é um sentimento que é difícil de explicar os sentimentos, confesso que pude entender e claro me passou um sentimento muito importante que rendeu umas lágrimas, é bem emocionante.
      A obra quebra uns paradigmas sobre perfeição, tecnologia, filosofia ele coloca em jogo tudo que aconteceu de errado e certo durante a vida de George e a evolução da saga, muitas entrevistas, pesquisas foram feitas por Chris Taylor, não li nenhum livro sobre produção e biografia que até mesmo ele comenta em sua obra, que com certeza devem ótimas também. Um livro que vai além de há muito, muito tempo em uma galáxia muito distante.
    Essencial para quem é fã de ficção-científica na era da Cultura POP porque praticamente é isto que está por traz de batalhas nas galáxias, planetas e luas com sabres de luz, jedi, siths, contrabandistas e naves diversas com tiros à laser em torno de uma coisa doida chamada: "A Força", então chego a conclusão de meu Janeiro foi praticamente isto.
      Apesar do tédio do nosso país estar em crise, o mundo estar em crise de diversas formas afetaram o governo e as pessoas, pude me distanciar um pouco de tudo isto, fora a ideia que eu tenho de sobre estar "com a cabeça na Lua" para tornar os dias mais divertidos. Porque além de tudo, as coisas não estão indo muito bem, mas acredito que "A Força" pode melhorar e afastar o lado sombrio que domina o mundo.
     E coloco em jogo que tudo isto não só eu, mas todos que acreditam em uma "força maior" em equilíbrio e que está controlando o mundo doido que nós vivemos na Terra, serão que algum dia nessa fase da minha vida as coisas deveriam mudar para melhor, cada vez mais as pessoas darem valor pelo meu potencial cultural e literário, porque eu vou muito além do prazer e o lazer. Eu trabalho com esse universo e quero sempre mostrar conteúdo para meus leitores e amigos.
     E a vida tem que me dar essa "chave" para poder continuar, para dar o passo seguinte de poder ganhar a vida para sempre fazer mais coisas por mim, pela minha família, não quero ser mais só valorizado pela paixão, mas o lado financeiro às vezes vem cobrando a consciência e bom senso das coisas. E quero parabenizar a Ed. Aleph, aos meus amigos, colegas de trabalho, sem a força de vocês para eu continuar a luta contra o lado sombrio está até funcionando e continue assim.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO LIVRO E VEJA ONDE ENCONTRAR O SEU EXEMPLAR:

O LIVRO QUE CONQUISTOU O MEU CORAÇÃO







A PARTE DE CIMA DA PRATELEIRA DE FILMES...FOI DOMINADA PELA ED. ALEPH E DARKSIDE BOOKS...pode produção?! (Detalhe eu já li todos esses e não só isso de livros...rsrsrsrs...)


PARTICIPANDO DESSE CONCURSO CULTURAL #VADERVIVE porque eu quero muito ganhar, vou ser FELIZ EM TER TUDO ISTO para promover que o MAL nunca morre...!!!


"ANDROIDES SONHAM COM OVELHAS ELÉTRICAS?", FOI MEU PRIMEIRO DA ALEPH E ASSIM FOI MEU COMEÇO NA FICÇÃO-CIENTÍFICA... ;)


GOSTO DESSA HISTÓRIA MEDONHA...JÁ QUERO MAIS DO ARTHUR C. CLARKE <3


ESSA FOI UMA FOTO QUE COLOCARAM PARA LUCIANA FRACHETTA QUE O PESSOAL DA ALEPH FEZ HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DELA... :)











DAVID BOWIE, FOI EMBORA DESTE MUNDO E VOLTOU PARA O DELE, VALEU POR TANTA INSPIRAÇÃO...SAUDADES DE VOCÊ JÁ CAMALEÃO DO ROCK... :'(


ALGUNS DOS FUTUROS LANÇAMENTOS DA EDITORA ALEPH EM 2016...olha o que vem por aí gente... :D JÁ QUERO TODOS...



CONFIRAM UMA LISTA QUE JÁ TEM PARTE I E II sobre os livros que virão este ano de 2016 que já pode começar a publicarem né gente...?! Leiam os links:



OS ÚLTIMOS ABDUÇÕES PARA QUEM AINDA NÃO VIU...VALE A PENA, É MUITO BOM:


ABDUÇÃO 11 é um muito bom que vou comentar a minha experiência com a série BLACK MIRROR que é PERFEITA GENTE...me encantei e é super ASSUSTADOR...:


E VEJAM TAMBÉM OS ÚLTIMOS DO CÁPSULA QUE ESTÃO IMPERDÍVEL:



E RELEMBRANDO, PARA QUEM AINDA NÃO LEU O MEU texto no site GUARULHOS EMPRESAS sobre a EXPERIÊNCIA na COMIC-CON 2015 que logo vai sair mais uma parte:


EM BREVE SOBRE CADA EPISÓDIO DE BLACK MIRROR com exclusividade para vocês apreciarem com estilo e absorver algumas coisas importantes...

Em breve novas críticas, a próxima é do livro "NO SUFOCO" de Chuck Palahniuk e depois já volto para FICÇÃO-CIENTÍFICA NOVAMENTE... :D                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário