domingo, 27 de março de 2016

CRÍTICA ESPECIAL DE PÁSCOA: Que mané chocolate, quero é ser JEDI!


Conheça o diário de Roan Novachez, atrapalhadas aventuras de um Padawan

Autor da série "O Diário de Um Banana" consegue fazer uma paródia com "Star Wars"

                                                                                           Guilherme de Moraes Corrêa

    Engraçado, divertido, piadas bem colocadas e de forma educativa, "Academia Jedi" é o primeiro volume da trilogia, é um diário de um menino de 9 anos, o nome dele é Roan Novachez e preciso apresentar meu amiguinho para todos que já foram criança nerd.
     Dizem que: "Qualquer semelhança é mera coincidência..." e o caso aqui é como olhar para o meu passado, eu já fui um "Roan Novachez" na vida de escola nos tempos de Ensino Fundamental e Médio, bem atrapalhado e nerd.
   Essa 1ª parte do diário dele, é a decepção dele por não ser aceito na Academia de Piloto e a misteriosa aceitação na Academia Jedi em Coruscant, Roan é tímido, nerd, ainda não se descobriu na nova escola. Os seus primeiros amigos são uns seres estranhos de outro planeta, tem uma garota que ele gosta é a Gaina. E é claro ele tem dois "colegas" que não gostam muito dele e tiram sarro dele, sim o nosso Roan até sofre bullying na Academia Jedi.
     Pois nem mesmo em há muito, muito tempo em uma galáxia muito distante não podemos estar em paz e viver, acho que existe uma coincidência em tudo isto com o que eu passei. E não é só isto, em geral é tudo muito "simples, fofo e inteligente" a criatividade de Jeffrey Brown.
     E ele ainda faz uma releitura com personagens clássicos que aquele fã mais velho da saga original de "Star Wars" vai rir, chorar e ter uma boa paródia para lembrar com respeito ao universo consagrado da lendária histórias de uma galáxia muito distante.
    O que o Roan não sabe é que ser um Jedi ainda é um longo caminho para percorrer nessa nova jornada dele. E ele ainda tem 9 anos, nunca saiu de Tattoine, então ele ainda está se descobrindo aos poucos e perdendo a chateação por não ser aceito na Academia de Piloto.
     E ele ainda é muito atrapalhado, zoado na Academia, temos várias referência e ensinamentos muito importante do Mestre Yoda que é o professor de Iniciação a Força que nas entrelinhas pode ser um professor de Português ou de Filosofia, depende do ponto de vista de cada leitor. Na minha visão eu lembrei da professora de História no Ensino Fundamental e professores de Filosofia que passaram na minha vida durante o Ensino Médio que iria muito além da sala de aula, tinha que filosofar (controlar a força).
      Roan ainda risca algumas palavras escritas erradas no diário, porque de qualquer forma, ele é um garoto que ainda está aprendendo a argumentar e escrever para o leitor o seu primeiro diário. E posso deixar claro, não tem como não gostar desse novo início do Star Wars para conquistar novas gerações e agradar velhos fãs da saga.
     Indispensável para aquele jovem nerd, diferente com pensamento à frente do seu tempo, aquele mais rebelde, vai ganhar o dia se ele for no dia de hoje, principalmente se está cansado de comer chocolates nessa Páscoa, comece uma nova vida para o seu neto, filho, sobrinho, dê um novo empurrão na vida de uma criança de uma maneira criativa, tenha uma "Páscoa nas galáxias", um livro na mão é uma forma de amor pelas palavras e a imaginação.
      E posso dizer...Roan ainda tem o muito que aprender...e já temos um trecho de "Academia Jedi: O Retorno de Padawan", o segundo volume para deixar o nosso desejo para quando chegar pela Editora Aleph no segundo semestre de 2016, que não deve demorar muito para novas aventuras. A vida para quem quer ser um Jedi não vai ser nada fácil, assim como eu, sei que o início parece tudo mais fácil, ser jovem Padawan.
     Já a vida de "Aprendiz para ser um Jedi de verdade", já temos que enfrentar friamente o lado sombrio da Força de cara-a-cara e não ser vencido ou entrar para esse mundo sombrio, mas esse assunto fica para talvez outro livro dessa série que talvez Jeffrey desenvolva no terceiro volume de Academia Jedi ou uma nova Trilogia, já que o Universo Expandido e Cânone estão abertos com a Disney/LucasFilm.
      E que o exemplar de "Academia Jedi" (Volume 1) faça da vida de uma criança mais divertida e menos chata nos momentos mais difíceis, assim como aprender a aceitar que ser zoado e ser um banana é ver que tudo um dia isso perde a graça e de qualquer forma, por mais estranho que pareça nós sentimos falta e posso dizer, por mais que odiava isso na escola, hoje eu vejo que toda aquela fase fez de mim hoje uma pessoa superior aquelas que hoje não chegam aos nossos pés.

VEJA FOTOS DO LIVRO, VIDEOS, ONDE COMPRAR E ALGUMAS NOVIDADES DO "ABDUÇÃO" E O "CÁPSULA":

(RE) VEJA O 1° CÁPSULA FOI SOBRE "ACADEMIA JEDI" que o Daniel Lameira chama a galera para ler nerd pra ler:











VEJA OUTRAS NOVIDADES DO "ABDUÇÃO + CÁPSULA", logo abaixo:













E o Gui aqui, já está na intrigante leitura de "STAR WARS LEGENDS: TROOPERS DA MORTE" para ter resenha aqui no "CONDENADOS POR LIVROS"...já fiquem de olho...muitas novidades então por vir...


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO dessa crítica, eu adorei ter de ler algo "saudável e divertido, crianças inteligentes deviam ler Academia Jedi"... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário