terça-feira, 28 de junho de 2016

Crítica Especial: SALVE FERRIS!


Editora Gutenberg lança livro baseado no roteiro de 'Curtindo A Vida Adoidado'

Todd Strasser consegue trazer a ideia do filme com algumas coisas novas, sem estragar o original

                                                                                              Guilherme de Moraes Corrêa

 E quem não lembra ou já viu a cena famosa do filme de John Hughes, onde o revolucionário personagem que virou o fenômeno na década de 80, Ferris Bueller em cima do carro alegórico do Desfile Alemão, cantando e animando todos ao ritmo de Beatles - Twist and Shout, tirando uma folga da escola? E saber que Ferris Bueller, até nos tempos de hoje encanta novas gerações.
  'Curtindo A Vida Adoidado' tem esse objetivo tão revolucionário e tornou-se autêntico, o espectador sabe que é um filme Cult dos anos 80, mas ele tem uma técnica que torna ele jovem, engajado e original da forma mais simples.
   Agora, a sua "sessão da tarde" está em formato de livro, a Editora Gutenberg, do Grupo Autêntica, trouxe pela primeira vez no Brasil, o romance baseado no roteiro de John Hughes, escrito por Todd Strasser. E o leitor fã do filme que estiver lendo este parágrafo nesse momento, sentiu uma pequena rejeição em relação de o livro vir depois do filme, porquê geralmente é o contrário.
    E confesso que pensei a mesma coisa um tempo atrás... E eu só precisava parar de pensar e afirmar desse jeito, até porque acredito que é bastante irrelevante. E resolvi pesquisar, olhar nas redes sociais, resenhas, sinopse, curiosidades e claro, fui atrás de conhecer a obra por inteiro antes de julgar alguma coisa. 
    E conversando com pessoas do marketing da Editora Gutenberg, consegui um exemplar de cortesia para chegar aos meus objetivos de estar escrevendo esse texto para os futuros leitores que estiverem lendo isto e claro para expandir para novas ideias e novos eventos.
    O valor das pequenas coisas estão em um livro simples, divertido, que vai te deixar sorrindo, vai rir sozinho e vai saber aproveitar mais a vida ou relembrar apenas do seu personagem favorito dos anos 80 e vai dar um SALVE FERRIS!. 
   O romance de Todd Strasser consegue trazer novas ideias, não quebrando o roteiro do filme, ou seja, as ideias estão dentro da perspectiva de apresentar como se fosse cenas inéditas ou cenas deletadas do roteiro original. E te dá uma proximidade da filosofia de vida simples do Ferris Bueller e dos personagens como os pais dele, o amigo Cameron e a namorada Sloane.
    E já vou avisando, você vai querer rever mais vezes o filme e reler esse livro, sempre que estiver com vontade, a tradução dele, de Marcelo Salles é bem fiel ao original, acredito, até porque te faz pensar na versão dublada do filme.
    O design da capa, ilustração e cores usadas estão bem fiel à ideia do filme, um efeito de desenho simples e num esboço com traços de rebeldia do Ferris, a leitura das passagem inéditas, para quem é fã de carteirinha do filme, é bastante nítido, divertido e curioso de ler pela primeira vez no Brasil. E sim, eu gostei muito dessas passagens, valeu a pena, o que eu não seria nem louco revelar essas passagens por aqui, porquê de fato seria um erro.
     E meu amigo "Ferris" já disse antes e vou repetir aqui. A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, vai acabar perdendo o seu tempo. E está esperando o que? Corra na livraria mais próxima e adquira o seu exemplar e vá "Curtindo A Vida Adoidado" e não deixe de aproveitar as lições de casa de como cabular aulas para ter um dia de folga tão empolgante como Ferris Bueller transformou aquele dia. Desde que seja por uma boa razão.
      E sim, distorcer a vida adulta de vez em quando é sempre muito bom, porquê de fato viver a vida monótona de adulto é um porre para envelhecer sem nenhum brilho jovem, nunca é tarde para ler um bom livro ao invés de um trabalho chato!

VENHA (RE)VIVER UM POUCO AO LADO DE FERRIS BUELLER:

*Minhas fotos de como 'curtir a vida adoidado'*








video

*Passar o tempo da vida adulta com coisas adultas não veio no meu DNA, felizmente veio incluso um pacote de 'curtir a vida adoidado' lendo os últimos capítulos em um sábado de sol, na sacada de casa... #FuiSerFeliz




Minhas maneiras de viver, ao estilo Ferris Bueller:

1) Ir na EXPO DISNEY e tirar fotos com seus amigos de infância na telinha...isto é perfeito!




2) Tirar foto de cara de paisagem e perdido no pôster de "Procurando Dory" na cabine de imprensa, porque é divertido...





3) Achar coisas na promoção na Fnac, para gastar aqueles únicos dez reais que você tem no bolso e leva uma relíquia do SIMPLE MINDS, porque a vida é curta para ficar aí economizando...


4) Participar de um concurso cultural na rede social da Editora Aleph e pagar o mico de levar quatro foras das minas nerds...porque a vida é muito chata se eu não for louco o suficiente...












5) Tirar o seu domingo, para ir num evento cheio de amigos críticos de cinema e levar para casa as vantagens de ser parte da imprensa, vou sentir saudades da Iniciativa Crossover #3...valeu cada segundo por lá no Museu de Imagem e Som, <3






6) Tirar foto do vinil do SECOS E MOLHADOS para a mana e mandar no WhatApp para ela ver o quanto eu me importo com o TCC dela, em quanto está no trampo...


7) Interromper a leitura de "A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e o do Guia do Mochileiro das Galáxias" para ler outro livro...também faz parte da vida...ainda mais do melhor filme da década de 80....


PREÇO NA LIVRARIA CULTURA

R$ 34,90

SINOPSE:

A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para viver a vida, vai acabar perdendo o seu tempo. Ferris Bueller não acreditava que os pais haviam caído na pior atuação de sua vida e acreditado em sua doença. Também não esperava que fosse fácil convencer o amigo Cameron a sair de sua fossa interior para acompanhá-lo em um dia onde não havia nada que eles não pudessem fazer. Tirar a namorada Sloane da aula seria a parte fácil do plano, mesmo com a vista grossa do diretor Rooney e a perseguição de Jeanie, a explosiva irmã de Ferris. Tendo Chicago inteira como parque de diversões e com a missão de fazer com que seu dia de folga seja incrível, Ferris não aceitará ter nada menos que o dia mais inesquecível de sua adolescência – tão inesquecível que o _ lme de John Hughes completa seu aniversário de 30 anos sendo considerado uma das obras mais importantes docinema e o retrato de uma geração. Publicado pela primeira vez no Brasil em eu formato de romance, esta edição comemorativa de Curtindo a vida adoidado contém alta dose de desculpas esfarrapadas e situações perigosas. Salve Ferris!

DETALHES DO PRODUTO:

Origem: NACIONAL
Editora: GUTENBERG AUTENTICA
Edição: 1
Ano: 2016
Assunto: Literatura Internacional
Idioma: PORTUGUÊS
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788582353790
 ISBN: 8582353790
Encadernação: BROCHURA
Altura: 23,00 cm
Largura: 16,00 cm
Comprimento: 1,20 cm
Peso: 0,30 kg
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 160

(RE)VEJA ALGUMAS FOTOS DO FILME:















PREÇO DO DVD de "CURTINDO A VIDA ADOIDADO - EDIÇÃO ESPECIAL" NA LIVRARIA CULTURA:

R$ 19,90

SINOPSE:

Após fingir estar doente, Ferris Bueller (Matthew Broderick) leva sua namorada Sloane (Mia Sara) e seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck) à maior aventura de suas jovens vidas, quando eles cabulam a aula e vão curtir um animado passeio por Chicago. Eles se divertem pela cidade, enquanto tratam de ficar sempre um passo à frente do desconfiado diretor do colégio e da invejosa irmã de Ferris.

DETALHES DO PRODUTO:

Elenco: SARA, MIA
Elenco: BRODERICK, MATTHEW
Formato: DVD
Subtítulo: ANOS 80
Origem: NACIONAL
Distribuidora: PARAMOUNT PICTURES
Idioma Original: INGLÊS - DOLBY DIGITAL 5.1
Legendas: ESPANHOL, INGLÊS, PORTUGUÊS
Idioma do Áudio: PORTUGUÊS - DOLBY DIGITAL 2.0
Idioma do Áudio: ESPANHOL - DOLBY DIGITAL 2.0
Ano de Produção: 1986
País de Produção: ESTADOS UNIDOS DA AMERICA
Código de Barras: 7898591443398
 Região: 4
Altura: 19,20 cm
Largura: 13,60 cm
Comprimento: 1,50 cm
Quantidade de Discos: 1
Sistema de Cores: Colorido
Formato da Tela: WIDESCREEN 2.35:1 ANAMORFICO
Sistema: NTSC
Duração: 102 minutos
Peso: 0,10 kg

LEMBREM-SE: Não compliquem, descompliquem a vida e tire uma folga de vez em quando, a vida passa rápido demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário