quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Convite: Bem-vindo à Terramar (Homenagem ao meu Vô)


Ciclo Terramar - Livro 1 de Ursula K. Le Guin é lançado pela Arqueiro

Um herói em busca de si mesmo numa aventura filosófica que muda o conceito de Magia

                                                                                           Guilherme de Moraes Corrêa

      A primeira vez que eu li uma obra dessa autora foi com "A Mão Esquerda da Escuridão", lançado pela Editora Aleph, pois sim, a escrita da autora vai além do esperado, ela tem uma originalidade como ninguém, talvez consegue até escrever melhor do que os homens/escritores.
   'O Feiticeiro de Terramar - Ciclo Terramar: Livro 1', não foi diferente a escrita, ainda em um mesmo nível de um olhar filosófico que eu fiquei apaixonado. A única diferença é que este livro é mais infanto-juvenil com toque para os adultos. A crítica americana compara com "As Crônicas de Gelo e Fogo", "Saga Harry Potter" e "Trilogia Senhor dos Anéis", é claro ela inspirou-se neles, mas com a sua filosofia de vida, transformou em algo novo.
     E esse algo novo, é realmente diferente de tudo o que o leitor já experimentou, Ursula nos leva para um universo de Magos, feitiços e uma história sobre um herói diferente, ele é etnia negra, sim um feiticeiro negro, chamado Ged, ainda muito jovem seguiu o próprio orgulho e desejo de poder que acabou libertando um mal que só ele poderia derrotar: a própria sombra, o seu lado ruim.
      A narrativa dele é em 3ª pessoa e ao mesmo tempo a ela invade os pensamentos dos personagens da trama, para explicar a situação, trazendo lições incríveis sobre a vida em si, o pensamento filosófico flui e faz o leitor devorar cada ensinamento, além de uma aventura de transformação do pequeno Ged na lenda conhecida como Gavião.
   Terramar é tão vasta e misteriosa que vai sendo revelada aos poucos, parece muito com "As Crônicas de Nárnia" em alguns aspectos medievais, guerra de animais, dragões, feiticeiros, bruxas e monstros, só de imaginar é que este é só o 1° livro da série "Ciclo Terramar", é um livro fácil de entender e pode ser lido em uma semana, exatamente em 7 dias.
     E já estou ansioso para a Editora Arqueiro lançar a sequência, tomara que não demore muito, eu li ele em um período muito difícil da minha vida, acredito que ele despertou algo muito bom, confortou meu coração e me livrou de uma tristeza que já estava me incomodando pra caramba.
    A frase do inicio e citada dentro da história, fez muito sentido que merece ser citada aqui nessa crítica: "Somente niosilêncio a palavra, somente nas trevas a luz, somente na morte a vida: o voo do falcão brilha no céu vazio. - Criação de Éa". Ela significou muito na história de Ursula e claro naquele período da minha vida, foi uma perda recente do meu Vô, pois a morte dele foi tão estranha que parece que foi tudo tão rápido como um pesadelo que agora que passou, nem parece que passei por tudo aquilo.
     E só quero concluir que o livro 'O FEITICEIRO DE TERRMAR', foi um presente da minha amiga, Mari Westphal, que ela me presenteou na 25ª Edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, pois é isto que importa para mim, ela foi responsável por uma parte importante da minha vida, desde que conheci ela na Bienal de 2014 e 2016 foi tão intenso que merece ser lembrado por um período de transformação e descoberta de si mesmo.
      E eu só rezo para dar tudo certo para todos nesse fim de ano, familiares, independente dos erros e acertos que fizemos enquanto meu Vô ainda estava por aqui, livrar-se dos fantasmas ruins, da tristeza, da sombra, se tem um animal que eu gostaria que lembrar do meu Vô, como um Gavião. 
     O próprio Ged dessa história maravilhosa, espero que ele tenha descoberto e enfrentado a própria sombra. E que na morte dele tenha vida e que as trevas tenha Luz, sempre, te amo Vô (ele gostava de dizer para mim, toda vez que atendia o telefone: - Vô?! Ele: Eu "vô" também), onde quer que esteja, voe como um Gavião que sua alma gêmea sempre vai te amar, pois as vezes a lição é um pouco diferente para o ciclo de vida, nada é por acaso nessa vida.
     E o Gavião chamado Ged, codinome José Aparecido Corrêa de Moraes, vai estar aqui no meu coração, ele ainda pode ser representado em forma de tatuagem, pois o seu neto, Guilherme é daqueles que sempre vai ter uma filosofia de vida, vejo as coisas por um outro ângulo, se um dia der tudo certo, vou tatuar um Gavião na minha pele, para te representar eternamente, grato pelo carinho e atenção que tinha por mim, mesmo que sua vida tenha sido um pouco complicada demais, pois agora você é livre para ser o Gavião guerreiro que sempre imaginei, descanse em paz.

LINK PARA CONHECER OUTRA OBRA DA AUTORA:


VEJA AS FOTOS DO LIVRO E SAIBA ONDE ENCONTRAR O SEU EXEMPLAR:























PREÇO NA LIVRARIA CULTURA:

R$ 20,70

SINOPSE:

Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.

Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.

Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.

DETALHES DO PRODUTO:

Origem: NACIONAL
Editora: ARQUEIRO
Coleção: CICLO TERRAMAR, V.1
Edição: 1
Assunto: Literatura Internacional - Ficção Fantasiosa
Idioma: PORTUGUÊS
Ano: 2016
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788580415216
 ISBN: 8580415217
Encadernação: BROCHURA
Altura: 23,00 cm
Largura: 16,00 cm
Comprimento: 1,50 cm
Peso: 0,32 kg
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 176

Espero que tenham gostado da resenha, pois esse livro significou muito para minha filosofia vida, estou grato por me fazer sempre ser um homem cheio de atitude, sonhos e o que MAIS IMPORTA é a jornada para o SUCESSO e sei que o meu Gavião vai estar sempre me ajudando, da melhor forma que ele pode...onde quer que ele esteja...foi uma boa homenagem ao meu Vô!

EM BREVE...mais resenhas por aqui...SÓ NÃO TIRAR O OLHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário