quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CRÍTICA EXCLUSIVA: THE WARRIORS, cuidado eles estão nas ruas!


1979: foi a chegada de THE WARRIORS, gangue de rua à procura de lealdade!

Editora DarkSide Books trouxe o original de Sol Yurick, que é mais sombrio do que o filme

                                                                                       Guilherme de Moraes Corrêa

      No original os 'Selvagens da Noite' são conhecidos por: Hinton, Hector, Lesadão, Pavão, Júnior e Dewey. Antes de começar a leitura do livro, tem uns textos iniciais que gostei muito: Ferréz - Os Selvagens na Noite, MRG: Can you dig it? - Beto Estrada e o inesperado Prefácio de Sol Yurick - Como escrevi The Warriors e o que aconteceu depois.
     O prefácio é o texto que me deixou muito intrigado por ele mesmo não considerar o melhor livro que ele já escreveu e por não gostar muito do filme quando ele viu na Premiere na época, por ser muito diferente do que ele escreveu, me chamou pela leitura do original.
      E fiquei realmente impressionado o conteúdo do livro ter a mesma trama... Só que bem diferente, mais original, ao invés de eles terem os coletes marrons usados no filme, no livro eles usam chapéus com a insígnia do The Warriors.
      E pelo fato de contar mais de cada personagem, a leitura dele é fácil e rápida, me lembrou muito o estilo do Jorge Amado em 'Capitães de Areia', por serem garotos rebeldes, de rua...uma gangue até. É claro são histórias bem diferente, só fiz uma semelhança de contar a história de cada membro do grupo.
      E a ideia é que o livro é mais sombrio do que o filme de Walter Hill, que foi explosão de sucesso por contar uma história diferente, foi no auge do fim da década de 70 para 80, considerado até hoje um CULT. E o Guilherme aqui, é suspeito para falar, eu adoro a ideia do filme, pois conheci ele primeiro.
     E a maneira que eu conheci o THE WARRIORS, foi um evento do Cinesthesia, na Praça Almirante Nove de Julho, pra baixo do MASP, foi uma sessão exclusiva em cima da ponte, na rua, à noite, tudo combinou e ficou perfeito.
      Isto foi também junto da Editora DarkSide Books por me fazer gostar dessas coisas que ficaram marcadas na época e que eu ainda não conhecia...e duvidava muito que eu não iria deixar de gostar. E o tempo passou, fiquei tentando baixar o filme, estava fora de catálogo, não tem no Netflix, é um filme bem raro da Paramount.
       E até que finalmente pude comprar o famoso livro, o original, achei tudo muito diferente e me mostrou outro lado dos guerreiros, mas ainda é sobre lealdade, sobre a liberdade do grupo, criei um afeto enorme pela escrita, acho que tenho de discordar do autor, é tão bom, tão diferente e até bem escrito de qualquer forma.
       E acredito que a trilha sonora, tanto instrumental e cantada, algumas músicas que viraram uma febre na época que me deixou muito feliz e tenho a trilha sonora no celular, porque não me canso da música do desfecho na praia, do Joe Walsh - In The City, que dá até vontade de voltar o filme e rever outras tantas vezes.
       O lado sombrio do livro, pode deixar o leitor um pouco constrangido, por trata o papel da mulher na história um pouco vulgar, é vista como uma prostituta, alvo de estupro e também alguns pensamentos e ações maldosas com relação aos homossexuais, transsexuais, ainda que ele relata muito a realidade da época e como ainda é nos tempos atuais.
       Um livro necessário por fazer parte #CineBooks da DarkSide Books para cinéfilos, fãs e até para curiosos que nunca ouviram falar, o livro é tão bom que merece até ser citado em faculdade e aulas de Sociologia que leva nos a entender toda uma ideologia dos grupos sociais, classes, raça e até as gangues de motoboy que temos pelas ruas até hoje.
       E saiba, querendo ou não, vocês futuros leitores, fazem parte da gangue. Uma família escolhida por afinidades. E chegou a hora de mudarem tudo. Corre para agarrar o seu livro e se tiver sorte corre atrás do filme também, pois eu achei por uma boa promoção na Livraria Cultura, no site online, ainda que demorou para chegar o filme, pois só tinha em Salvador, então demorou para chegar em São Paulo. E o DVD, chegou e é o meu precioso, não troco por nada nessa vida, pois ele é bem raro mesmo de ser encontrado.

VEJA AS IMAGENS, TRAILER E SAIBA ONDE ENCONTRAR SEU EXEMPLAR DO LIVRO QUE ORIGINOU:


Joe Walsh - IN THE CITY


Genya Ravan - Love Is a Fire


Arnold McCuller - Nowhere To Run


PREÇO DO LIVRO NA LIVRARIA CULTURA:

R$ 35,24

SINOPSE:

Eles são mais perigosos que o sistema, mais violentos que o Estado e  muito mais numerosos que a polícia. Membros de todas as gangues de Nova York se reúnem no Bronx para acabar com suas rivalidades e, juntos, lutarem contra "O Homem". Tenha muito cuidado ao voltar de madrugada para casa.

The Warriors é o romance que deu origem ao filme Os Selvagens da Noite, um verdadeiro clássico sobre a violência das gangues e a implacável justiça das ruas. Ainda mais cruel que no cinema, e com certeza muito mais realista, The Warriors foi originalmente escrito em 1965, e até hoje permanecia inédito no Brasil. Uma aventura frenética e perturbadora, capaz de brigar de igual pra igual com Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, numa luta de facas literária.

No livro, os guerreiros em questão são membros dos Dominators de Coney Island, acusados, injustamente, pelo assassinato do líder que tentava unificar as gangues. Jurados de morte, os Dominators não têm outra alternativa além de fugir, atravessando territórios inimigos sem nunca saber em que beco sombrio a Morte se esconde.

Inspirado nos então chamados delinquentes juvenis que Sol Yurick conheceu de perto ao trabalhar como assistente social, os personagens são anti-heróis de carne osso, capazes de atos de bravura e covardia com igual intensidade. Um retrato fiel dos conflitos de jovens à margem da lei durante uma época de contestação social, conflitos raciais e revoluções criativas.

Dos hippies ao hip-hop. De Tarantino à Armação Ilimitada. O cinema, os games, a música, a moda e a street art beberam dessa mesma fonte. É hora dos guerreiros originais reconquistarem seu território na cultura pop. Leia The Warriors e descubra por que esse romance, escrito há cinquenta anos, continua mais atual do que nunca.

DETALHES DO PRODUTO:

Subtítulo: OS SELVAGENS DA NOITE
Origem: NACIONAL
Editora: DARKSIDE BOOKS
Edição: 1
Assunto: Literatura Internacional
Idioma: PORTUGUÊS
Ano de Edição: 2015
Ano: 2015
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788566636468
 ISBN: 8566636465
Encadernação: CAPA DURA
Altura: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 256




















E para finalizar...gosto muito dessa cena:

Nenhum comentário:

Postar um comentário