segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Crítica Exclusiva: A Biografia, o Douglas Adams e tudo mais...


Jem Roberts consegue trazer a essência do humor de Douglas na biografia do próprio Mingo

Extensa biografia com materiais inéditos pela primeira vez no Brasil

                                                                                             Guilherme de Moraes Corrêa

      'A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias', é um ícone para todos que conheceram o Guia e claro ele também é um ótimo livro para quem quer conhecer o Guia depois, para quem é da nova geração, tipo eu.
    A experiência foi nova para o meu caso, eu nunca li nenhum dos cinco livros do Guia do Mochileiro das Galáxias, mas sim conhecia alguma coisa ou outra. Sabia o lance da Toalha, do Dia do Orgulho Nerd e claro do tal nº 42, que existia uma grande história por trás de tudo isto numa mistura de ficção-científica com toque de comédia.
     O livro talvez seja um dos mais detalhados e complexos que eu já li e demorei muito para terminar. Motivo: muito bom que merecia uma dinâmica um pouco mais devagar para não perder os detalhes da vida incrível do Mingo. Confesso que eu ri, me apaixonei em algumas fases da vida dele e outras que eu nunca imaginava o quanto ele é insuportável quando estava em 'depressão que todo escritor passa'.
       O material segue uma narrativa divertida e muito profunda, o futuro leitor vai começar a gostar da história porque a biografia segue uma linha 'meio-autobiografia', como se Jem Roberts tivesse na pelo do Mingo falecido para contar a extraordinária história e do seu alter-ego do Arthur Dent.
       Uma biografia perfeita para saber como viajar de mochilão e ter boas ideias para uma vida menos chata, monótona e com toque de humor inteligente, ideal para cair nas galáxias que só o Douglas Adams vai te dizer sobre a vida: "NÃO ENTRE EM PÂNICO!".
       É o Guia do Guia, detalhe por detalhe tanto da vida do autor quanto da criação de todos os cinco livro da famosa trilogia, que o 'Condenados Por Livros' adorou ler sobre esse processo todo, as polêmicas apontadas na época de uma maneira bem respeitosa do falecido Mingo, que sabia onde guardar a sua Toalha para uma viagem de Mochilão.
       O material extra do livro são as fotos na mídia e as pessoais deixados na memória da família do Mingo e tem alguns trechos inéditos do Mochileiro que nunca foram para o material original que os fãs de carteirinha vão adorar conhecer, além de um material de pesquisa do Apêndice e Índice organizado em um dicionário incrível. O acabamento de capa, orelhas, criação de divisão dos capítulos/episódios cria uma interação maravilhosa e algumas imagens icônicas que é impossível não tirar um sorriso do leitor.
       E a minha conclusão sobre ler essa biografia 'mega-maravilhosa', é que apesar de não saber muita coisa do Guia do Mochileiro e não conhecer os cinco volumes, não quer dizer que foi um leitura passageira, muito pelo contrário, já tenho eles comigo, pretendo ler ainda e claro vai ter resenha por aqui. 
      E a Editora Aleph, é mais uma vez responsável por me tirar do tédio dos dias chatos da vida, por causa desse livro, me fez enxergar o lado engraçado e comediante de 'A Vida, o Universo e Tudo Mais' e acredito sim em uma viagem de Mochilão pelas galáxias e ser bem sucedido de alguma forma, só tenho de agradecer de coração. 
    Indispensável para aqueles que estudam e trabalham com o radiojornalismo em programas de comédia e cinema, um ensinamento e tanto para descobrir um material secreto com ingredientes de outro mundo para ser encontrado em um restaurante no fim do Universo. Então, estão esperando o que? Vá em uma livraria mais próxima de sua galáxia e mergulhe com Jem Robers para dentro do Universo do Mingo e apaixone-se pela Toalha e tenha o o nº 42 para vida toda.

CONFIRA A FOTOS DO MEU PROCESSO DE LEITURA:













O tal 'Guia', uma trilogia de cinco volumes, eu já tenho, tudo separadinho mesmo, hoje é possível, pela Editora Arqueiro a versão do Guia Definitivo com os cinco volumes num livro só, para quem quiser, está na livrarias de todo o Brasil, eu escolhi essa versão vintage mesmo...sou mais clássico... :) - Em breve, vou começar essa maratona literária do Mingo...!!!


E aqui termina mais uma resenha incrível e espetacular, é isso gente...Espero que tenham gostado da leitura e você com certeza não pode deixar de ler, tem muitos detalhes curiosos que eu não pude escrever aqui...porquê perderia a graça... Em breve mais uma resenha por aqui...SÓ FICAR DE OLHO... :o

Nenhum comentário:

Postar um comentário